Conquista: Unicafes-AL celebra anistia de débitos à 12 cooperativas
Dia histórico e de avanços para o cooperativismo da agricultura familiar. O pleito da defendido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) foi atendido pelo governo de Alagoas, e nesta sexta-feira, 29, foi assinado pelo governador Paulo Dantas o decreto que prevê anistia total às dívidas contraídas junto à Agência de Fomento Desenvolve entre 12 cooperativas do segmento. O ato, que foi realizado nesta sexta-feira,29, na 40º Expo Bacia Leiteira, durante visita do Governador ao Parque Mair Amaral, instituiu o Programa de Concessão de Perdão Total de Dívidas por meio da Agência de Fomento.
De acordo com a instituição do programa, serão zerados débitos no valor referente ao montante de R$ 5 milhões. Com a medida, o bloco de cooperativas voltarão a ter seus CNPJ’s ativos para comercialização ao mercado privado e institucional, além de acesso ao mercado de crédito. A participação do governador Paulo Dantas na Expo Bacia nesta sexta-feira,29, também trouxe para a agricultura familiar mais termo de fomento celebrado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Sedics) contemplando cooperativas da Unicafes-AL com a liberação de novo aditivo. O recurso servirá para a formação técnica e qualificação no processo de gestão comercial das cooperativas da agricultura familiar.
Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL , celebrou o olhar de valorização às pautas do cooperativismo adotado pela gestão de Dantas. Ele relembrou que a pauta nasceu ainda no mandato de Paulo Dantas como deputado estadual, quando a Unicafes-AL propôs um grupo de trabalho em busca de soluções para os débitos do cooperativismo da agricultura familiar.
“Estamos neste dia em Batalha e com o programa de anistia instituído pelo governador como fruto de um trabalho promissor, olhando sempre para soluções para o povo de Alagoas. As cooperativas fazem parte da vida das pessoas, e nada melhor do que pensar estratégias para alavancar o setor em conjunto com o poder público. Esse foi o olhar da Unicafes-AL, lá atrás, que encontrou eco no trabalho do governador Paulo Dantas. Nosso agradecimento”, destacou.
O governador Paulo Dantas, por sua vez, relembrou a preocupação da gestão estadual em fortalecer o trabalho dos segmentos do cooperativismo e a criação das secretarias executivas do Cooperativismo e da Agricultura familiar. “Hoje o nosso estado é cercado por grandes cooperativas que são modelo para o Brasil em agricultura familiar, inclusão social, produção e na economia solidária. Temos Pindorama, Coopaiba e CPLA e com elas, por exemplo, a primeira fábrica de leite em pó do Nordeste advinda de cooperativa da agricultura familiar. É um setor consolidado, e que merece nossa atenção e atuação mais próxima”, destacou Paulo Dantas.